domingo, 14 de dezembro de 2008

Uma questão religiosa para se refletir...


Nos últimos dias, em minhas andanças pela Internet, li algumas matérias sobre atitudes de sátira em relação à fé cristã. Certo, cada um tem todo o direito de se expressar da forma como quiser, isto posso concordar sem nenhum impedimento, mas quando a manifestação de pensamento vem a ofender ou até mesmo zombar a opinião alheia, nisto eu posso até simpatizar com a censura. O fato é que a falta de impunidade permite com que as pessoas dêem um passo a mais do que o necessário, chegando a desrespeitar inclusive a determinados grupos sociais. Bem, a causa desta minha opinião acima é pelo fato das duas matérias que eu tenho lido e já citei no início deste post. A primeira, se refere à atitude desaforada de um certo diretor, produtor e escritor norte-americano Max Mitchell em afirmar um projeto de escrever uma Bíblia Gay, intitulada por ele como “A Bíblia da Princesa Diana”, onde o texto bíblico seria reformulado dando a entender que para Deus, é errado ser heterossexual, que a “orientação sexual correta” seria a de ser homossexual.
Leia um trecho da Bíblia Gay:

“E o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Aida, e ela dormiu; e ele tomou uma das costelas dela, e fechou a carne em seu lugar; e da costela, que o Senhor Deus tomou da mulher, ele formou outra mulher, e trouxe-a à primeira mulher. E disse Aida: ‘Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada mulher, porque ela foi tomada de mim. Portanto deixará a mulher a sua mãe, e apegar-se-á à sua esposa, e elas serão uma só carne. E ambas estavam nuas, a mulher e a sua esposa; e não se envergonhavam”.

A segunda matéria que também me levou a escrever este texto, foi a publicação de uma modelo fantasiada de Maria (mãe de Jesus) na capa da revista Playboy no México, em plena época natalina. A modelo se encontra coberta com um manto, mas com parte do seio de fora, tendo como plano de fundo alguns vitrais lembrando uma igreja. Tanto a atitude da primeira matéria, como também a da segunda, nos mostram a ousadia de grupos que não mostram tanto respeito pelas posições religiosas de certos grupos de pessoas. Lembro que na época em que fizeram algumas charges do Profeta Maomé, houve uma revolta terrível por parte do mundo mulçumano, fazendo com que o Ocidente em peso tivesse medo de ataques terroristas por toda a parte, visto que já havia acontecido o episódio do 11 de setembro de 2001 em Nova York. É exatamente neste ponto que eu chego a me perguntar a respeito do desrespeito humano pela religião. Não ousaram mais “humorisar” a fé islâmica, por que ficaram com muito medo. Neste sentido, fico a observar que se os cristãos apresentassem atitudes mais severas reprovando tais desrespeitos, talvez não ousassem zombar de sua fé como geralmente fazem.

Este texto foi baseado nas matérias publicadas pelo blog www.amenidadesdacristandade.blogspot.com

2 comentários:

  1. Muito, mas muito bom mesmo!!!

    Boas refletições e um texto muito conciso em todas as postagens, Juarlisson.

    No entanto, sou muito sincero quanto a esta realidade.

    Não me admiro com esta atitude em relação ao público que publica este tipo matéria. Como Cristão digo que " O mundo vos odeia" já esta escrito a séculos. Como cidadão, concordo com sua coloção dando o exemplo dos mulçumanos, pois nenhum ser humano, hoje, se poê em sua devida posição antes que alguém com direitos iguais o ponha, e isto está muito claro.

    Mas, o que de fato tenho a dizer é que o público religioso cristão evangélico não parece estar preocupado com isto, está cego pela aparente e falsa ascenção do Cristianismo e... Juarlisson, Sinceramente, me entenda, antes de cobrarmos este respeito dos não-cristãos ou não-religiosos deveríamos, na verdade, procurarmos os nossos próprios valores, limites e respeito a começar dos nossos próprios irmãos, se é que posso chamar de irmãos, pois dia após dia vejo milhares deles sentados ao sofá dando gargalhadas e mais gargalhadas enquanto assistem programações que ironizam e zombamm da nossa fé.
    Isso é só o começo.
    São pouquíssimos, ou melhor, quase nenhum evangélico hoje, de fato, conhece a Bíblia nem tão pouco está preocupado em conhecer. E estou dizendo " conhecer", porque entender já são mais quinhentos, pois além da leitura tem que ter comunicação com o Autor do Livro pra poder entender o que está escrito sem distorcer a seu bel prazer.
    Outra é que além de não conhecerem nem entenderem a Bíblia e, consequentemente, não conhecerem nem entenderem o Deus dela, ainda vivem exigindo cultos maravilhosos, milagres miraculosos, bençãos e vida próspera por que é filho de Deus. Rapaz, a verdade é que eu acredito que o público em que nós nos encontramos está totalmente conivente com tudo isto e não está sem importando. Está cego, cego cego diante desta realidade e, sinceramente... só Jesus voltando pra gente saber que é quem, rapaz.


    Parabéns pelo empenho e assuntos tratados.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  2. que coisa horrível isso de falar das religiões dos outros... não quer ser cristão ou sei lá o que não seja, mas não faça esse tipo de coisa...

    ResponderExcluir

Pensamentos e falações...